Um ano de blogeiragem!🥳Quem diria!?

Olá pessoal!

Nós alcançamos a marca de um ano! Mais precisamente, no último Domingo, primeiro de Novembro, foi quando o blog foi ao ar o ano passado. Acho que ninguém imaginaria que iríamos sobreviver o primeiro ano com números tão interessantes. I compartilhei alguns destaques no Instagram (me desculpem, apenas em inglês), e ainda estou muito surpreso e orgulhoso de termos atingido leitores em 31 países com as nossas 34 publicações sobre cerveja. Refletindo sobre tudo que passou, eu percebi que atingimos muitas coisas durante esse ano e não pude resistir fazer um resumo para vocês.

Talvez alguns de vocês nem lembrem, mas eu comecei esse blog para dar algum dinamismo para os meus estudos para me tornar um juiz de cerveja do ‘Beer Judge Certification Program’ (BJCP). Para espantar a procrastinação, eu fui em busca da minha primeira certificação em cerveja: ‘Level 2 Award in Beer’ da ‘Wine and Spirits Education Trust’ (WSET). Esse começo me deu alguma estrutura de estudo para depois ir me aprofundando nos estilos de cerveja. Só em Março desse ano é que eu fiz a avaliação sensorial do BJCP, e em Agosto, os resultados nos fizeram alcançar esse marco, ainda que não 100%. Meu objetivo era ser um juiz Certificado do BJCP, e por hora, sou apenas um juiz Reconhecido do BJCP. Enfim, ainda preciso adquirir alguma experiência com os julgamentos de cerveja e contribuir mais com a comunidade do BJCP. É só uma questão de tempo!

Durante esse ano, também tivemos a primeira BrewVenture. Foram duas semanas completamente focadas em explorar destinos cervejeiros e se conectar com cervejarias e suas deliciosas produções. Passei por Praga, Pilsen, Nuremberg e Bamberg. Quatro cidades em dois países enraizados na cultura cervejeira. Ótimas recordações e um objetivo de fazer pelo menos uma viagem dessas por ano. Enquanto escrevo esse texto, o mais provável é que a próxima BrewVenture será para o Brasil. Depois de ter feito uma sessão de degustação de cervejas brasileiras aqui em Thessaloniki, com cervejas do Projeto Manipueira, a ideia de explorar o Brasil em uma perspectiva mais cervejeira tem rondado minha mente. E claro, está na hora de visitar a família novamente!

Destaques da primeira BrewVenture. Começando com a deliciosa ‘Czech Dark Lager’ do ‘U Flecku’ em Praga (Esquerda). Seguindo com a inesquecível ‘Pilsner Uruqell’ servida diretamente do barril de maturação em madeira em Pilsen. Para a beleza das ‘Rotbier’ em Nuremberg e o defumado da Schlenkerla em Bamberg (Direita).

E a cereja no topo do nosso bolo de um ano de aniversário foi a consolidação do projeto ‘BrewVentures Beer Experiences’. Como mencionei, começamos o mês com essa degustação de cervejas brasileiras no nosso querido ‘The Hoppy Pub’, no coração de Thessaloniki. Foi a primeira vez que ministrei uma degustação e adorei fazer isso. Foi uma honra poder apresentar às pessoas o Projeto Manipueira e fazer brilhar o ‘terroir’ brasileiro dessas cervejas. Para quem não conhece, o projeto Manipueira é uma iniciativa nacional que produz cervejas fermentadas apenas com microorganismos provenientes da mandioca/aipim/macaxeira. É inspirado na bebida indígena chamada ‘Caium’. Essas cervejas apresentam um perfil realmente único que impressionou todos os presentes na degustação, mesmo contando com consumidores experientes de cervejas de fermentação mista e selvagem. Estamos agora trabalhando na segunda edição, não só da degustação brasileira mas de outras propostas de degustação.

Por último, Outubro ainda nos trouxe a formalização da ‘BrewVentures Beer Experience’ como negócio aqui na Grécia. Abrir uma empresa é sempre um desafio, mas fazer isso em um país em que não entendemos a língua local é um desafio acrescido. Mas nós chegamos lá! Agora, além de blogueiro também sou um orgulhoso empreendedor. No fim, eu já sabia eu abrir o negócio era uma questão de tempo. Já estava sendo aconselhado por um contador/contabilista desde Julho e estavamos apenas esperando o momento certo para minimizar os gastos. Sendo assim. é todo um novo começo e uma nova perspectiva que precisa ser alinhada para o negócio ‘BrewVentures’ ser sustentável. Vou compartilhar algumas reflexões e observações no próximo post, fiquem ligados!

E pronto. Um ano, algumas conquistas que reforçaram o meu conhecimento e o meu comprometimento com a cerveja, um grande desejo de continuar explorando essa veia e uma empresa criada. Nada mal! Espero que vocês continuem acompanhando a nossa jornada porque nós acreditamos que tem muita coisa boa pela frente! Até a próxima! Saúde! 🍻

Previous
Previous

Harmonizar Doces Gregos de Natal e Cerveja Artesanal!? Sim, É Com a Gente!

Next
Next

5 cervejas locais a não perder em Thessaloniki