finalmente! Sou um juiz reconhecido do BJCP
Buenas! A espera foi longa, mas no fim o resultado veio! Cerca de cinco meses fingindo que não estava pensando nisso 😂 mas agora finalmente sou um Juiz Reconhecido do BJCP. Não sabe o que é o BJCP? Confere um resumo aqui! Ainda tenho a possibilidade de passar para Juiz Certificado, e subir na hierarquia, mas vamos por partes. Eu já descrevi a jornada de um juiz do BJCP quando passei na primera etapa. Esse post é para compartilhar a tão aguardada conquista que foi uma das principais razões para a criação desse blog.
Me tornar um juiz do BJCP foi uma coisa que passou pela minha cabeça a primeira vez lá por 2021. Vivia em Lisboa, e lembro de ter mergulhado nesse tema entre as produções de cerveja caseira e as leituras do “How to Brew” do John Palmer. Além disso, descobri que haveria um exame de juízes no ArtBeerFest (em Caminha, Portugal), um festival que fui algumas vezes enquanto residia em Portugal. Porém, na época, a minha autossabotagem decidiu que seria muito difícil conciliar os estudos com o trabalho nos cerca de dois, três meses que restavam até o dia do exame. A verdade é que eu dificilmente conseguiria uma vaga para esse exame, uma vez que elas são limitadas e costumam esgotar às vezes um ano antes do exame.
Passados 3 anos, já vivendo em Thessaloniki, sem emprego, não tinha qualquer motivo para a minha autossabotagem adiar de novo essa empreitada. A decisão foi tomada entre Agosto e Setembro de 2024, e também nessa época a ideia desse blog começou a ser idealizada. Depois de alguma frustração para encontrar uma data disponível, finalmente tinha conseguido um lugar no exame que aconteceria em Romrod, na Alemanha. A realização do exame fez parte da BrewVenture#1, e a parte que engloba o exame está contada nesse post. Resumidamente, no dia do exame avaliamos seis cervejas como se estivéssemos em uma competição do BJCP. Ao mesmo tempo, dois juízes já experientes avaliavam as mesmas cervejas. Depois, o processo consiste em comparar as nossas avaliações com as dos juízes oficiais e decidir se estamos realmente aptos a fazer parte do quadro de juízes do BJCP. Para isso, precisamos atingir 60% de aproveitamento no exame. Depois, ainda há uma espécie de hierarquia de quanto maior o nosso score, mais bem colocados no ranking de juízes estamos.
Assim sendo, é um processo demorado. No caso do exame que participei, a maioria dos participantes fez o exame em alemão. Lembro de falar com um dos juízes oficiais, após o exame, e ele comentar que parte da demora do resultado se daria pela tradução das súmulas do alemão para o inglês. E que a minha súmula, que foi preenchida em inglês, teria que esperar por esse processo todo, pois os resultados de um mesmo exame são enviados para avaliação ao mesmo tempo. O exame aconteceu no dia 8 de Março, e finalmente no dia 17 de Agosto recebi o tão esperado e-mail. Fiquei muito satisfeito com os 78% de aproveitamento atingidos nesse primeiro exame, pois é compatível com o meu objetivo de ser um juiz certificado do BJCP (precisava atingir mais de 70%).
Porém, só a nota do exame não basta. Temos que nos envolver como membros da comunidade e acumular o que eles chamam de “pontos de experiência” para subir na hierarquia. Em Maio deste ano já tive a primeira oportunidade como juiz em uma competição na Bulgária que me rendeu um ponto de julgamento. Preciso ainda de mais 4 pontos para totalizar os 5 que me qualificariam como Juiz Certificado do BJCP. O melhor é não depender de refazer o exame para seguir em frente. Até já tinha reservado uma data para fazer o exame novamente em Novembro, mas felizmente não será preciso.
Então como posso adquirir os tais pontos de experiência? A possibilidade mais óbvia é participando como juiz em concursos do BJCP (metade dos pontos necessários precisam vir desse tipo de participação). No meu caso, preciso de 5 pontos para ser um Juiz Certificado do BJCP. Ou seja, apenas 2,5 pontos pontos podem ser conseguidos de outras formas que não julgando cervejas em competições do BJCP. E as outras formas de adquirirmos pontos de experiência basicamente incluem a organização de competições do BJCP, ou o auxilio na organização de competições, ou o auxílio logístico no dia da competição. Como podem ver os pontos de experiência realmente requerem o envolvimento como juiz em concursos ou o envolvimento na organização/auxílio das competições.
Ainda não tenho nenhuma futura empreitada nessa jornada, mas vou ficar atento as competições que se encaixem na minha geografia e claro, no meu orçamento. Quando acontecer, vocês já sabem, tem sempre novo conteúdo por aqui ou nas nossas redes sociais. Até a próxima! Saúde! 🍻