Harmonizar Doces Gregos de Natal e Cerveja Artesanal!? Sim, É Com a Gente!
Olá meus queridos BrewVenturers!
Sim, chegou aquela época do ano! Aqui ná Grécia, não resistimos a tentação de combinar ótimas cervejas artesanais e os deliciosos doces gregos de Natal. Os mais famosos, pelo menos no Norte da Grécia, são a ‘Melomakarona’ e o ‘Kourampiedes’.
Se vocês nunca experimentaram, eles trazem vários sabores clássicos das festividades: caramelo, frutos secos (amêndoa, nozes), cravo, canela e casca de laranja. Enquanto os doces de fim de ano variam pelo mundo a fora, em muitos lugares esses sabores nos fazem lembrar de grandes momentos passados com a família e/ou os amigos nessa época do ano. Como parte da nossa missão na ‘BrewVentures Beer Experiences’ é democratizar o conusmo de cerveja artesanal, hoje vamos compartilhar as nossas aventuras nessa experiência de harmonizar doces gregos de Natal e cerveja artesanal.
Foi no dia 11 de Dezembro, que proporcionamos uma grande experiência sensorial no ‘The Hoppy Pub’ em Thessaloniki. Depois de procurar e experimentar muitos doces gregos, nós chegamos a uma seleção de quatro pares para o evento. Ainda, aproveitamos a oportunidade para introduzir o conceito de harmonização para os nossos participantes. Muitas definições podem ser encontradas, mas gostamos bastante dessa: harmonizar é arte de combinar dois elementos distintos e criar uma experiência sensorial melhor que a soma de cada uma das partes.
Vamos lá descrever as nossas combinações!
-
Doce: Essa é uma Melomakarona muito particular. Tem um interior macio que nos faz pensar que ela ficou menos tempo no forno. O destaque é a nota de casca de laranja que se encontra bastante pronunciada aqui. Recomendamos que passem na La Fornaretta se vocês gostam desse toque mais cítrico.
Cerveja: Essa é uma ‘American Amber Ale’ da cervejaria ‘Flaros Beer’. Apresenta notas de caramelo e toffee em intensidade média-baixa. O amargor também e contido e equilibra muito bem o perfil maltado. Notas muito sutis de lúpulo aparecem em segundo plano, em um perfil mais cítrico e herbal.
Harmonização: Começamos a construir essa harmonização com o dulçor dos dois elementos. O caramelo da cerveja e o dulçor do doce eram bastante complementares. As especiarias do doce traziam um frescor e auxiliavam o amargor a equilibrar a experiência. Porém, a magia acontecia no final de boca e no retrogosto. Uma deliciousa sinergia entre o toque de laranja do doce e o perfil de lúpulo da cerveja nos deixam com uma linda nota cítrica deliciosa e refrescante. Assim, mandamos um alerta para o cerébro de que nossa jornada estava começando!
-
Doce: Esse é um doce mais simpes em termos de sabor. Ele é todo coberto com açucar confeiteiro/em pó e a base da massa é feita com manteiga e amendoas. O melhor aqui é essa sensação do doce na boca. Ele derrete facilmente e ao mesmo tempo nos surprende com pedaços de amendoas crocantes do seu interior. Fomos buscar o nosso na famosa Hatzifotiou (Χατζηφωτίου).
Cerveja: Escolhemos um histórico estilo Belga chamado ‘Old Bruin’ (Velho Marrom/Castanho no dialeto Flamenco local). Na ‘Provision’ da cervejaria ‘Brouwerij 't Verzet’ podemos encontrar tudo que esperamos do estilo: notas frutadas do malte, o perfil de especiarias da levedura, e uma elegante nota vínica/ácida.
Harmonização: A idéia aqui foi trazer aos nossos participantes um estilo que eles não encontram com facilidade. A simplicidade do doce ajudou a reduzir a percepção de acidez da cerveja, enquanto a complexidade trouxe elegância para o amanteigado do doce. Um participante gostou tanto da combinação que levou uma garrafa para casa para repetir a experiência. 🫶🏼
-
Doce: Essa é uma Melomakarona muito mais equilibrada onde podemos degustar todas as camadas: do dulçor às especiairias e, claro, a casca de laranja. Depois de experimentar muitas variedades, tenho que confessar que essa da Hatzifotiou (Χατζηφωτίου) é a minha favorita.
Cerveja: Aqui usamos uma cerveja especial de Natal da brilhante cervejaria ‘Amager Bryghus’ da Dinamarca. Descrita como uma ‘Christmas Quadrupel’, o nome é perfeito para essa época: 'Secret Santa’ (amigo secreto em inglês). Assim, ela também pode ser o presente perfeito para o seu amigo apaixonado por cerveja artesanal! O estilo ‘Quadrupel’ também é conhecido como ‘Belgian Dark Strong Ale’ (Forte e Escura Ale Belga), Esse título é bastante auto explicativo, já que o estilo apresenta um alto teor alcoólico equilibrado pelo caráter da levedura belga e uma riqueza de sabor maltado. Encontramos muitos notas natalícias como a casca de laranja, o cravo e ‘marzipan’. O equilíbrio tende para o dulçor, o que nos ajuda a tolerar o alcool.
Harmonização: Ambos elementos apresentam sabores da época natalina que são bastante complementares. Nós usamos o equilíbrio da Melomakarona para reduzir a percepção de dulçor da cerveja. O resultado foi excelente, com o cravo e casca de laranja se destacando e criando uma combinação perigosa que não conseguimos parar de comer.
-
Doce: Nós vasculhamos as confeitarias gregas a procura de uma Melomakarona com combertura de chocolate que não escondesse os sabores do doce original. Na Konstantinidis eles conseguiram! E olha que experimentamos muitas que só tinha gosto de chocolate e muitas vezes de chocolate de baixa qualidade. Mas aqui encontramos uma grande combinação, onde o chocolate agrega uma camada agridoce para deliciar os nosso sentidos.
Cerveja: Nós sabíamos desde o princípio que queríamos harmonizar chocolate com o estilo ‘Imperial Stout’. É um estilo que geralmente já apresenta esse equilíbrio entre notas maltadas de chocolate amargo/negro e um amargor de café proveniente dos grãos mais tostados. Também queríamos ter mais uma cerveja grega no nosso menu. Nesse caso, escolhemos uma cerveja que estagiou em barris de whisky e rum, trazendo toda uma complexidade junto com a sua sensção de aquecimento alcoólico. Essa é a ‘Kleos’ da microcervejaria ‘Septem’.
Harmonização: Novamente, a construção começou com a complementaridade das notas de chocolate do doce e da cerveja. Os contrastes foram trazidos pelas especiarias presentes na Melomakarona e o amargor de café dos maltes torrados. O mais interessante aqui é que a cerveja sozinha apresenta uma nota mais evidente de whisky, mas quando combinada com o doce na boca, essas notas vão muito mais para o lado do rum e harmonizam lindamente com a casca de laranja. Um perfeito final para a nossa deliciosa experiência!
As palavras geralmente falham em descrever sentimentos, e faz parte. Porque o ‘feedback’ que tivemos dos sortudos que decidiram se juntar a nós nessa noite foi muito recompensador. Muitos já conheciam e são grandes fãs dos doces gregos de Natal, mas ainda estão dando os primeiros passos no mundo da cerveja artesanal. Ficaram estupefactos com o quanto a cerveja pode ser um grande par para os doces. Foram embora felizes com a experiência e prometendo conituarem suas aventuras sozinhos.
Não podíamos estar mais contentes e orgulhos de construir esse momento tão único e ter a confiança deles no nosso trabalho. Ainda saímos com muitas sugestões de criar experiências semelhantes com outras delícias sazonais e estamos muito entusiasmados para fazer isso. Esperamos que todos vocês possam usar a descrição da nossa experiência como uma inspiração para a vossa época festiva. Existem diversas deliciosas cervejas capazes de abrilhantarem as vossas mesas. Se vocês não as conhecem ou não se sentem confiantes para isso, nos mandem uma mensagem. Será um prazer ajudar vocês a explorarem esse mundo e construirem momentos únicos para as vossas festividades. Deixamos aqui o nosso mais sincero desejo de Boas Festas! 🎄🍾🍻
Saúde!