PerguntA-me algo sobre cerveja - Parte 1
Olá pessoal! Se vocês estão nos acompanhando nas redes sociais já repararam nos post do “Ask me something about beer”. A tradução seria algo como o título desse post, pergunta-me algo sobre cerveja! Eu vou ir agrupando os posts do Facebook aqui, sempre tentando expandir um pouco no texto, já que acredito que quem vem até aqui, está um pouco mais interessado na leitura.
Como eu expliquei no primeiro post, a ideia surgiu justamente de reparar que muitos dos influencers cervejeiros respondem muito das suas perguntas com “DEPENDE”.
Imagino que muita gente pensa que nós, os 'nerds cervejeiros', entramos nesse mundo por causa de uma cerveja específica ou um estilo. Mas, a maioria dos apaixonados por cerveja não são fiéis a um estilo ou uma cerveja específica. O que nos apaixona é justamente o oposto: a inesgotável descoberta de novas cervejas. Por isso também adoramos uma BrewVenture. E também por isso fica muito difícil escolher um estilo, um rótulo ou até mesmo um destino cervejeiro
Para explorar esses assuntos, iniciei essa série de posts explicando, pelo menos pra mim, porquê a resposta é depende. Nessa primeira parte vou responder sobre qual seria o meu rótulo favorito de cerveja, e depois qual o meu estilo favorito. Vamos nessa!
Qual a sua cerveja/rótulo favorito? (imagens meramente ilustrativas acima)
Depende! Sinceramente, não lembro qual foi a primeira cerveja “diferente” que me fez acordar para esse mundo. Cresci bebendo as lagers de supermercado, e imagino que tenha sido uma Guinness em algum pub em Porto Alegre (RS, Brasl), lá por 2008? Ou alguma Kaiserdom contrabandeada de Rivera!? haha engraçado, mas é realmente difícil de lembrar.
Eu lembro de rótulos como a Erdinger, Deilirium, Leffe há muito tempo, mas provavelmente tudo começou com algo mais regional como a Eisenbahn (regional na época).
Uma vez que comecei a experimentar cervejas e estilos diferentes, nunca consegui fixar em UMA só favorita. Claro, sempre aparecem cervejas que fazem pensar duas vezes antes de pedir outra qualquer, mas chamar de favorita seria um exagero. É um processo dinámico, sempre evoluindo.
Mas pronto, vou nomear três que de alguma forma chamaram a minha atenção por diferentes razões.
A Clássica – Pilsner Urquell. Mas não qualquer uma. Estou falando da versão não filtrada servida diretamente do tanque de maturação em madeira nos tuneis subterrâneos da fábrica em Pilsen. Eu tinha um certo medo de ser uma armadilha para turistas essa visita, mas aparentemente os turistas são pegos em Praga (Pilsner Urquell Experience). Aos que se aventuram ir até Pilsen, a recompensa é essa cerveja realmente única. Equilibrada, arredondada, cheia de sabor… quase impossível descrever. Podem conferir um pouco mais sobre a minha alegria nesse dia no post da BrewVenture1.
A velha amiga – Barona Robust Porter. Uma fonte de conforto durante quase 8 anos dos 10 que vivi em Portugal. Repeti ela muitas vezes, inclusive na minha última visita para as festas de fim de ano. Sabores que remetem a café e chocolate amargo/negro em perfeita harmonia. Nunca desilude!
A Surpresa – Saltitud. Uma colaboração entre a Utopia Craf Beer e a Solo Microbrewery. Eu experimentei essa cerveja na semana do lançamento e simplesmente todas as vezes que visitei o taproom da Utopia no último inverno. E eu sou desses que gosta sempre de beber algo diferente. Mas a Saltitude era aconchegante, reconfortante e foi meu abrigo no inverno gélido do Norte da Grécia. Sem falar que eles entregavam uma barrinha de chocolate amargo/negro para acompanhar, o que é realmente um toque de mestre. Definitivamente um sucesso de inverno.
Como podem ver, dois dos meus destaques são bem recentes. E não, não diria que são favoritos, DEPENDE! A busca pela melhor cerveja nunca termina. As preferências mudam, evoluem e são substituídas. Mas, duas delas são do estilo “Porter”. Seria esse o meu estilo favorito? Imagino que vocês saibam a resposta, mas vamos elaborar um pouco mais.
Qual o meu estilo de cerveja favorito?
DEPENDE! 😂
“Como assim? Tu acabaste de mencionar duas cervejas ‘Porters’ no último post? Tem que ser teu estilo favorito!”
Talvez no inverno. Eu realmente bebo mais cervejas escuras durante os meses mais frios. Mas, por exemplo agora, estão cerca de 27°C dentro de casa na Grécia. Vocês pensam que eu quero algo reconfortante e que de alguma forma aqueça a alma como uma Porter? Nem pensar!
Portanto, não! Eu não tenho UM estilo favorito e sou muito sazonal.
Sinceramente acredito que existem excelentes cervejas em todos os estilos: “Sours”, “Flanders Reds”, “Hazy IPAs”, “Munich Helles”, “Imperial Stouts”, “Vienna Lagers”, “Dark Milds”… podem escolher qualquer um!
A minha curiosidade de descobrir novas cervejas também se expande a novos estilos. Olhando para o guia de estilos do “BJCP”, eu ainda não experimentei uma “Australian Sparkling Ale” por exemplo. (Bora na BrewVenture Australiana!?).
A parte chata? O mercado que decide. Estamos vivendo a era das cervejas lupuladas. “IPAs” e todas as suas primas – como “Hazy IPA”, “Black IPA”, “Cold IPA” – costumam dominar 50 a 70% das torneiras dos bares. Então, para surpresa de zero pessoas, os dados do meu Untappd mostram que mais de 50% dos meus “check-ins” são em cervejas “IPA”.
Seria esse então meu estilo favorito! NEEEEM A PAU!
Mas é o que está mais disponível. Agora no verão, geralmente fico mais entre as “Sours” e as “IPAs”, principalmente porque estão disponíveis. Ultimamente, ando fissurado em estilos mais simples como uma “Munich Helles” ou uma “Bohemian Pilsner”. Mas encontrar amostras frescas e boas desses estilos? Não é uma tarefa fácil.
Felizmente, eu tenho meus lugares de refúgio – como o “3 Brothers Brews”, na beira do mar com vista privilegiada para o por do sol. Da última vez que lá estive, bebi uma “Kellerbier”, uma “Bohemian Pilsner” e uma “Dark Lager”. Poderia beber a noite inteira qualquer uma delas, sensacionais, diretamente das torneiras!
Como podem ver, tudo DEPENDE! Cerveja favorita, estilo favorito, não são coisas estáticas. Dizem que o nosso paladar está sempre mudando, e cabe a nós fornecer material para que ele continue a sua jornada. Acredito fielmente nisso, e vou continuar compartilhando a minha jornada por aqui. Espero que gostem. Saúde! 🍻