ThessVentures, um humilde contributo para a descoberta da cerveja artesanal grega

Olá pessoal! Vocês que já nos acompanham no Insta, perceberam que há algo de novo na nossa página. Pois é, além de compartilhar as aventuras cervejeiras de sempre, e contar algumas histórias por aqui, resolvi por também "a mão na massa". Como descrevi na primeira publicação desse blog, o bichinho da cerveja insistia em me inquietar, e eu estava desejoso para fazer alguma coisa relacionada mais profissionalmente, ou pelo menos tentar. Mudar de país torna bastante complicado qualquer movimento mais empreendedor. Vi isso enquanto vivia em Portugal. Alguns conhecidos do Brasil se mudaram para lá, e vinham às vezes com ideias feitas de negócio, sem se quer terem vivido ou experenciado o contexto local. Não consigo lembrar de nenhum que conseguiu ter sucesso no caso de abrir o negócio em questão, e lembro de outros tantos que acabaram por desistir nos primeiros meses depois de perceber que a realidade encontrada era outra.

Thessventures tomando conta do topo do nosso mural no Instagram.

Com esses aprendizados em mente, cá estava eu na Grécia, sem falar a língua a local mas com sede de dar o meu contributo para o meio cervejeiro. Pensando em opções e vidas alternativas, surgiu essa ideia de desenvolver um tour cervejeiro por aqui. Como sofro muito de auto-sabotagem, essa ideia ficou mais tempo do que deveria de molho, pois por algum tempo eu pensei que precisaria de alguma certificação para desenvolver esse tipo de trabalho, uma vez que seria uma espécie de guia turístico. Como o turismo é levado muito a sério na Grécia, a certificação envolve conhecer muito da história grega, que como sabem começou há muito tempo atrás e é quase uma graduação. Descartei logo a hipótese pois só queria falar sobre a cerveja. Aprofundei os estudos sobre cerveja e obtive com distinção o "Level 2 Award in Beer" da WSET que já contei aqui e também com os estudos para o exame do BJCP que realizei em Março desse ano. E finalmente, depois de falar com os pioneiros do tour cervejeiro na Grécia (Bonnie & Clyde Urban Tours), percebi que seria possível sem qualquer certificação de guia turístico. É o que seria uma atividade não-turística, acreditem se quiser. 

Claro que milhares de ideias relacionadas começaram a fervilhar na minha mente. Adicionar a comida grega ao tour cervejeiro, desenvolver outros tours em bares fora do centro de cidade, ou até visitar as microcervejarias locais. Tudo parece naturalmente vir a seguir. Porém, com ajuda do meu consultor (aka "my brother" ), tentamos desenvolver tudo em torno de uma ideia de negocio, e usando o conceito de "minimal viable product" (aparentemente em Português chamam de produto mínimo viável). O ThessVentures vem a ser uma necessária prova de conceito para o arranque das atividades. Tentamos simplificar ao máximo para criar uma estrutura de custos leve, e que me possibilite entrar em funcionamento sem correr muitos riscos do ponto de vista financeiro. Porém, sempre tentando agregar o máximo de valor possível para os futuros clientes.  

A partir daí, foi uma reflexão sobre que mensagem eu queria transmitir, e selecionar os bares que fariam sentido para passar essa mensagem. Foram muitas idas a bares (que chato! haha), e finalmente chegamos na primeira versão do tour que temos disponível. A seleção dos bares levou em conta um percurso que poderia ser feito a pé (se beber, não dirija!), e que passasse por bares com cerveja local grega nas torneiras, não só em garrafas! Na minha cabeça, quatro bares pareciam um bom número, mas um dos bares não tinha cervejas locais em torneiras, e acabei por desistir de inclui-lo no tour. A conformação final foi de três bares, e depois dos primeiros testes, parece realmente o número mágico. Digo isso, porque assim conseguimos começar por volta das 18h da tarde, e ter o tour finalizado por volta das 20h30, 21h. Um horário bastante aceitável para jantar na Grécia.

Dois bares surgiram logo como certezas na minha seleção, o "The Hoppy Pub" e o "Utopia Taproom". Como amante de cerveja fresca, esses bares já tinham me oferecido os melhores dos néctares nas minhas expedições de descoberta da cerveja grega. Ainda, os dois bares tem características completamente diferentes. O "Hoppy" é um pub mais tradicional com mais de 10 anos de existência e já enraizado na memória dos locais. É um lugar que acompanhou o crescimento da cena artesanal grega, e hoje dá espaço para muitas delas figurarem lado a lado com grandes nomes como a "Ayinger" ou a "Cantillon" nas suas 18 torneiras.  Já o "Utopia" é um taproom moderno que concretizou o sonho de uma cervejaria cigana em ter o seu espaço para vender as suas criações e muitas outras cervejas. É um lugar que vem se consolidando como ponto de encontro das tribos cervejeiras e deu nova vida a praça Mavilis. Dispõe de 12 torneiras e uma seleção cuidadosa de djs para animar as degustações cervejeiras. O outro bar, estava no meu radar por muito tempo, e embora acompanhasse as publicações no insta (sem entender nada haha), só o visitei depois de ter a ideia do tour montada. Felizmente, bastou uma visita para perceber que esse era o nosso terceiro bar. O nome de "Rehab" (reabilitação em inglês) para um bar já denuncia o senso de humor do seu dono. E foi essa simpatia que garantiu a esse bar a segunda parada do nosso tour. É um bar inquieto com quase dez anos de funcionamento e que dinamiza diversas atividades na comunidade. Mas claro que o bom ambiente, a boa música e a cerveja local nas torneiras ajudaram na escolha.

Imagens meramente ilustrativas do "Hoppy Pub" (esquerda), "Rehab Pub" (centro) e "Utopia Taproom"(direita). Digo meramente ilustrativas porque não refletem a boa energia que sentimos nesse lugares em uma boa noite de copos.

Porém, não foi necessariamente a quantidade de torneiras ou o design de cada bar que motivou a criação do ThessVentures, tour cervejeiro. O que me motivou a criar esse projeto foi conhecer as histórias desses lugares e dessas pessoas. E o quanto é verdadeira a sua luta diária para entregar as melhores e mais frescas cervejas. A Grécia é um destino turístico muito conhecido, mas a cerveja artesanal grega ainda passa desapercebida por muitos dos visitantes. Nesses primeiros testes do tour tem sido gratificante ver as pessoas completamente surpresas com a quantidade e a qualidade das cervejas gregas disponíveis nos bares. E como amante de cerveja, essa vai ser a minha missão enquanto por aqui estiver. E os "spoilers" param por aqui, porque só fazendo o tour para conhecer essas histórias.  O ThessVentures foi criado com muito amor e carinho, e está disponível para reservas nesse link.

Como já mencionei, claro que o vejo como um ponto de partida ou uma prova de conceito, e tenho diversas outras ideias para implementar ao longo do projeto. Mas vamos por partes, para ver se é isso mesmo que eu quero, se realmente há um interesse no projeto, e por último se é financeiramente viável. Os anos me mostraram que o meu interesse por cerveja não esmorece, e os últimos meses dedicados quase que 100% a essas atividades tem me trazido grande satisfação. Mas como tudo na vida, satisfação não enche barriga, e claro que estou tentando sobreviver disso. Garanto a vocês que vou estar diariamente pensando em como adicionar valor para os participantes do tour e alcançar o equilíbrio entre a minha e a vossa percepção de valor. Todo feedback é bem vindo, estejam vontade para me enviar mensagem com as vossas dicas ou sugestões. Um abraço, e até o próximo copo!

Próximo
Próximo

BREWVENTURE#1 - Parte 1 (República Tcheca/Checa)